sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cultura de Maceió


Maceió tem como característica uma cultura representada principalmente pelo seu rico folclore. Dentre as manifestações folclóricas há os diversos folguedos, tais como:
Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo, Zabumba, e, também, o artesanato representado pelo filé e pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.

Maceió também possuí inúmeros espaços destinados a comercialização e divulgação do seu potencial cultural, a exemplo do Cheiro da Terra, na Praia da Jatiúca, onde pode-se encontrar de tudo, desde os mais variados artesanatos locais, em madeira, palha, cerâmica, rendas, etc. bem como se divertir com shows de artístas locais, além de ser comum encontrar os artesãos e artesãs fazendo o seu trabalho nas praias locais.
A lista de manifestações populares que encontram espaço e terreno fértil em Maceió é imensa. Por isso mesmo, conferir de perto o brilho e a força dessas tradições é uma obrigação para quem quer que passe por aqui. Entretanto em contato com sua forma mais autêntica, o visitante vai descobrir nuances diferenciadas da cultura alagoana. Maceió ainda conta com um verdadeiro bairro que representa bastante a nossa cultura. O bairro de Jaraguá é um dos bairros mais tradicionais da cultura alagoana. Antigamente, ele era ponto de encontro de intelectuais e personalidades da terrinha, chegando a centralizar por algum tempo as atividades econômicas da capital. Com o desenvolvimento de Maceió, o bairro deixou de ser considerado o pólo "empresarial" do município.
Em meados da década de 90, o movimento de revitalização dos bairros que começou a surgir nas principais capitais brasileiras. E não foi diferente com Maceió. Vieram então ações que visavam resgatar, além da atividade histórica do local, a atividade artístico-cultural que era uma das principais características de outrora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário